Pages

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CARÁTER X REPUTAÇÃO



Inicialmente, precisamos entender as diferenças entre reputação e caráter, e depois quem sabe pensar com o que realmente vale a pena se importar.

Reputação nada mais é do que a opinião ou avaliação do “público” em relação a uma pessoa, ou grupo social. E o caráter é sinônimo de personalidade, são os traços morais de um individuo. (retirado do wikipedia)

Eu não preciso dizer que caráter é o que conta pra mim, mas que reputação é o que é levado em consideração pelos os outros.

O ser - humano pode cometer dois tipos de erro: O erro de conduta e o erro de caráter, acho o primeiro perdoável, já o segundo não.
Ter uma boa reputação é sinônimo de não cometer erros, principalmente os de conduta, é viver de acordo com o que a sociedade prega, é acima de tudo transparecer uma perfeição que eu não acredito que exista.

Lógico que sou suspeita pra falar, porque cometo erros de conduta diariamente, e não me envergonho nenhum pouco, me divirto em cometer erros novos, e sei que estou muito longe da normalidade. Então, obviamente que vou falar como acho mesquinho quem julga sem conhecer, as pessoas vão muito além das suas atitudes.

Mas é bom não esquecer que as atitudes falam muito de alguém, eu acho que não me preocupo com reputação, seja a minha ou de qualquer outra pessoa, porque não consigo entender o que é realmente certo ou errado.
Acredito muito que cada um saiba de si, e eu sempre digo que permito que todo mundo seja como quiser, e a mim como devo ser..
Eu cheguei ao ponto de não conseguir sofrer de ressaca moral, se cometo uma mancada, não posso fazer nada, deixo pra trás e bola pra frente.
As pessoas sempre vão falar, seja bem ou mal. Você vai estar o tempo inteiro sujeito a comentários, muitas vezes maldosos, porque ninguém abre a boca pra falar bem, agora pra criticar é muito fácil, o que as pessoas esquecem é que quase todos temos teto de vidro.

Eu não me envergonho de ter amigo que vive bêbado, não me importo se alguém usa drogas, se a mulher é interesseira ou transa com todo mundo, não consigo classificar meus amigos por esse tipo de coisa, pelo o que eles passam para as outras pessoas. Primeiro, porque acho que esse tipo de erro de conduta é algo que só faz mal pra quem realmente o comete, segundo porque o importante é a personalidade.
Vai dizer que você nunca teve um amigo gay, que era muito mais “brother” do que a santinha da cidade?

Ter boa reputação é algo que eu admiro, mas ter bom caráter é o que realmente faz diferença. Às vezes acho até bom quando conheço alguém que tem “má fama”, e a pessoa se transforma em uma agradável surpresa, eu acredito muito que uma hora ou outra todo mundo é capaz de surpreender.

Por trás de uma reputação sempre tem alguém que ama, chora, sofre e é tão humano como qualquer um. Julgar e tirar conclusões precipitadas todo mundo consegue, agora parar para conhecer alguém, ouvir o que ele tem a dizer, é para poucos.

O clichê de que todos que passam por nossas vidas não passam sozinhos, é pra mim uma verdade. Todo mundo pode te trazer algo interessante, pode ter uma boa história pra contar e tenho certeza que se você parar para ouvir, a pessoa terá uma boa explicação pelos seus erros.

Talvez, eu meio que esteja procurando uma desculpa para os meus próprios erros, mas quem sabe eu não tenha razão.

3 comentários:

Anônimo disse...

não é "nenhum pouco" o certo é: nem um pouco. Mas teu texto ta muito bom xD

Unknown disse...

Ei, eu acho que é nenhum. rs Porque quando você usa o termo "nem um pouco" é numeral, é como se fosse nem sequer um, já "nenhum" é um pronome indefinido, como se fosse nulo ou que inexiste..eu entendo assim! :P

Edinho disse...

Será que o anonimo não soube postar o comentário ou ele teve foi vergonha de se apresentar.. covardia?