Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ONDE ESTÁ DEUS?


Decidi que toda quarta-feira, vou fazer um post sobre religião, assim eu posso colocar os meus pensamentos em ordem também. Deixo claro que o post será de acordo com a doutrina espírita, todos devem seguir os seus princípios e crenças e respeitar os dos outros..
Hoje a palestra do Centro Espírita foi justamente essa: ONDE ESTÁ DEUS?
Aqui vai a pergunta 1012A do livros dos Espíritos como ilustração do que foi dito hoje na palestra que fui.
1012a-De acordo, então, com o que vindes de dizer, o inferno e o paraíso não existem, tais como o homem os imagina?

"São simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos. Entretanto, conforme também há dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem reunir-se onde queiram, quando são perfeitos."

Comentário de Allan Kardec:

A localização absoluta das regiões das penas e das recompensas só na imaginação do homem existe. Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas, cuja essência infinita não lhe é possível compreender.

Quando paramos para fazer uma análise histórica da pergunta de Onde está Deus? A primeira resposta que iremos lembrar é céu, Deus está no céu (ponto).
É necessário entender que essa visão de "céu" vem desde a época dos gregos, que acreditavam que a terra era plana, então dividiam a visão de céu e inferno.
A ciência veio para desmistificar isso, e afirmar que a terra era redonda. A Igreja então disse que o Céu é a esfera mais longe da terra, e ninguém questionou.
O Espiritismo não acredita em céu ou inferno, como pode ser visto no trecho dos espíritos colocado acima.
Então a gente se pergunta, se não existe céu, aonde Deus fica? De onde ele olha para seus filhos?

É necessário diferenciar os mundos, existe o mundo corporéo, que é o nosso mundo material e então o mundo espiritual, habitado pelos desencarnados. Mais detalhadamente temos a seguinte separação:
a) MUNDOS PRIMITIVOS: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais.
A Terra já foi um mundo primitivo. São mundos destinados às primeiras encarnações da alma humana;

b) MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES: nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc., ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria.

c) MUNDOS DE REGENERAÇÃO: Onde as almas ainda tem o que expiar e haurem novas forças, repousando das fadigas da luta:

d) MUNDOS FELIZES/DITOSOS: Onde o bem se sobrepõe ao mal;

e) MUNDOS CELESTES OU DIVINOS: Morada dos Espíritos depurados, onde o bem reina inteiramente.

É necessário entender que não é porque estamos em um mundo de provas e expiações, e que estamos provavelmente longe de alcançar os mundos celestes, que estamos longe de Deus.

Os espíritos evoluídos estão a todo tempo em nossa volta, auxiliando-nos no dia a dia, nas escolhas, na evolução científica, na busca pela paz e na resolução de conflitos.
Estamos a todo instante perto de Deus, quando oramos "Pai nosso, que esta nos céus", estamos nos referindo a nós mesmos.

O céu é o nosso interior, é aquela vontade de melhora, é a busca pela evolução moral, é muito importante desmistificar essa materialização de Deus, Deus é visto atualmente como sinônimo de amor e bondade, praticar essas duas qualidades, é estar cada vez mais perto dele, é estar mais perto do teu céu. Deus está sempre do nosso lado, pelos seus anjos ou nossos espíritos protetores.
Como foi respondido na pergunta 1012A, é deixado claro que os espíritos de uma mesma ordem, se reúnem em qualquer lugar, em qualquer hora, não é necessário um céu para isso.

Não há necessidade de GPS, de uma busca incessante por felicidade, até porque a felicidade que podemos alcançar nesse mundo ainda é limitada, passageira, cada vez que estivermos mais próximos de Deus, menos apegado aos valores materiais e carnais, estaremos mais perto da felicidade plena.

Deus está em um só lugar, em um lugar que você não precisa ter medo de buscar e nem ter medo de caminhar por ele, ele está presente no amor e na caridade, ele está presente em você.

1 comentários:

Edinho disse...

bom saber que você também segue a doutrina espirita..