Pages

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Que atitudes?


“O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”
Chico Xavier


Li essa frase hoje em uma palestra, e ela ficou martelando na minha cabeça, como se quisesse me dizer um pouco mais do que está escrito.
Acho que perdi a conta de quantas vezes tive atitudes impensadas, daquelas que acordo arrependida. Mas nunca parei para pensar no que essas atitudes significaram na vida dos outros, nem que seja de alguém que estivesse como mero espectador de tudo.

Agimos na maioria das vezes, pensando unicamente no nosso bem, no que podemos ganhar. Se o outro vai perder ou sofrer, a gente deixa pra pensar depois.
Esse imediatismo que faz com que se viva cada minuto de uma vez, sem pensar que o futuro está aí, por mais que o presente seja a única certeza.

Já falei que não me orgulho desse impulso que eu carrego, e que se eu tivesse parado 2 segundos em vários momentos da minha vida, a historia estaria escrita de uma maneira diferente.
Talvez eu já tivesse casada com aquele meu namorado de infância, talvez eu tivesse pensando em outro curso de faculdade, talvez eu não deixasse o velho emprego porque o tédio me dominava. Talvez eu aceitasse um pouco a mesmice, sem reclamar tanto. Sem querer essas emoções todas ao mesmo tempo.

Quantas atitudes tidas como loucas eu já tive? E até que ponto isso realmente influenciou na vida de alguém? E de que forma isso aconteceu? Quantas pessoas não foram levadas pela minha inconseqüência, por esse jeito nem aí que não me deixa.

Eu sei que não sou importante o suficiente pra ser levada como exemplo de qualquer coisa que seja, mas acredito que a gente acaba achando certos atos "normais" por observar outras pessoas fazendo.

A cada dia, percebo que a vida é um grande ímã,e que você termina sempre atraindo o que transmite. Seja em forma de energia, de pessoas, de atitudes.
Já não entendo quem fala que a vida é injusta, ela é justa até demais. São tantas provas que a lei de causa e efeito realmente existe, que eu nem consigo mais duvidar.

Quando conheço alguém que me parece "louco", eu reflito pra pensar como o conheci e de que forma eu estava agindo. E concluo, que eu só atrai o que eu realmente transmitia no momento.

Atitudes são como bumerangues, temos que medir a força com que o lançamos, porque na volta ele pode cortar nossos dedos fora, já dizia Fernando Stein. São tantos clichês e tantas verdades, que fica chato repetir.

E mesmo assim continua tão difícil colocar em prática. E mais uma vez a única coisa que te mostra se tuas atitudes foram certas ou erradas é o tempo, tem situações que só ele te esfrega na cara, que não deveriam ter existido ou poderiam ter sido contornadas.

Acredito que as atitudes realmente influenciem no caráter de um homem, mas que o que realmente vale são suas escolhas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é viu Paoula eu dissse no texto anterior que voce querendo ou nao iria evoluir cedo ou tarde e que ninguém evolui 100% de uma hora para outra mas são em textos sutis aonde abrem nossos olhos e percebemos aonde estamos errando e aonde temos que mudar ou agir de forma diferente ser mais humano com as pessoas aceitar as diferenças.
O que me impressiona é que essas percepções entre linhas ou até mesmo em palavras quando conversamos com alguém não que esse alguém seja mais ou menos inteligente que a gente mas que diga aquela palavrinha(s) chave que nos martela e nos faz pensar e refletir sobre nossa atitudes com os outros e com a gente mesmo.
E sim voce pode ter a certeza que existem pessoas que se espelham em nossas atitudes tanto as bem pensadas quanto as impulsivas.
Eu sei disso porque eu já estive dos dois lados tanto bem quando ruim vamos dizer assim. e te garanto que meu maior aprendizado foi quando eu fui "agredido". já fui acusado até de perseguidor mas quando o que eu mais queria era somente ter sido seu amigo !!!

D

Anônimo disse...

Responde caramba!! hehhehhe

Paoula Braide disse...

Perseguidor?? Eu não tenho nada pra responder, nem sei quem é... rs Desculpa qualquer coisa.