Pages

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

o nosso big brother pessoal


Minha mãe sofria deste tipo de solidão mais do que eu. Todas as vezes que saiamos para almoçar só nos duas era o mesmo dilema: -Não adianta sair com você, é sempre assim, grudada nesse telefone.

Juro que acreditava que era algum tipo de exagero, que não podia ser tão ruim. Mas após ter meu blackberry furtado, vou assumir pra vocês: Se torna quase insuportável sair com alguém que não desgrudada desse aparelhinho.
Eu paro nos lugares, em uma mesa, seja um jantar ou balada. É todo mundo atualizando seus faces, twitters, em uma velocidade absurda e sinceramente ninguém conversa mais.

Eu agora entendo quando alguém que não é tão geração "mobileweb" reclama, vocês usuários de iphones e afins, podem ser muito insuportaveis quando querem. E agora que o Whatsapp pode ser baixado em qualquer aparelho? Ninguém tem mais vida, a vida se resume a um chat de programa de conversa instantânea.

Tudo bem, que estou um pouco revoltada pela minha crise de abstinência "blackberrystica", mas são essas coisas que me fazem pensar que eu realmente nasci na época errada, eu acho que ainda sinto falta de mandar cartas, não consigo lembrar há quanto tempo não escrevo uma. E sei também todas as coisas boas que a tecnologia nos trouxe, como é mais fácil escrever um e-mail ou mandar um "bbm", do que esperar dias por notícias.

Só que isso também me faz pensar em como deixamos de ser mais presentes, deixamos de realmente prestar atenção nas conversas, porque é simplesmente impossível manter um dialogo aqui e outro pelo telefone.
Deixamos passar um monte de pequenos detalhes do dia-à-dia porque não largamos os nossos brinquedos.

E ainda tem mais, achamos que temos o direito de reclamar por falta de privacidade, vivemos dizendo que todo mundo quer falar da nossa vida, que todos se importam o tempo todo.
Sendo que a realidade é que transformamos nossa pagina pessoal em uma verdadeira novela com suas atualizações instantâneas e mudanças de relacionamento, com direito a carregamentos móveis e tudo mais. Ficamos cada vez mais prisioneiros desse mundinho.

E falando sério, qual cristão não vai se interessar por um big brother desses?

4 comentários:

Anônimo disse...

eu adoro teu blog e as coisas que tu escreve são sempre muito coerentes, baseadas sob a otica em que vivemos hj em dia. beijos

Rafael disse...

Os jornais de São Luís não sabem a crônista que estão perdendo!

Natália disse...

Nossaa... adoreiiiii, e claro que me identifiquei muitooo!! Eu de fato estou totalmente consumida pela era digital!! bjsss

Anônimo disse...

Eu vivi as duas épocas a não digital e vivo a digital e com conhecimento de causa eu posso te dizer que as duas são fantasticas e o interessante é como viviamos com total liberdade e sem ninguém ligando e perguntando "Aonde você tá?" e os pais deviam ficar loucos quando saimos a noite e não imaginavam aonde estavamos. já hoje nao basta um clique e pronto ja sabem.. e sou pai e nao sei como seria se meu filho nao tivesse esse aparelhinho ai fico imaginando como será mais para frente ..... abraços


I