Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Intelecto Como Auxiliar da Felicidade



A filosofia tem de admitir que não é nela, mas sim na vida, que o homem deve encontrar as suas maiores satisfações; não na biblioteca ou na cela monástica, mas na satisfação dos seus instintos mais antigos. A felicidade é inconsciente; só nos bafeja quando somos naturais; se nos detemos a analisá-la, desaparece, porque não é natural determo-nos a analisar uma coisa. Se o intelecto contribui para a felicidade não o faz como fonte primária, mas sim como meio de coordenação, como instrumento harmonizador dos desejos. Neste sentido o intelecto pode ser um precioso auxiliar; e de contrário de nada valeria realizarmos todos os nossos fins, porque os desejos cancelar-se-iam uns aos outros, dando como resultado uma triste futilidade.

Will Durant, in "Filosofia da Vida"

*

Será que ai esta o grande erro de todos? Será que o segredo da felicidade é realmente esse? Não pensar nela como um ponto final de nossos dias ou o motivo de nossas vidas.
Será que o segredo da felicidade é esse? Simplesmente fingir que ela é algo natural e que pode estar à posse de todos?

O grande problema é a evolução do homem, se o homem não tivesse evoluído dessa forma, se tivéssemos mantidos os nossos instintos antigos. Se fossemos menos racionais, aí sim talvez a felicidade pudesse ser algo em que não pensamos, algo que surgiria naturalmente.

Mas o ser - humano é racional, vivemos simplesmente em busca da felicidade, em busca dessa paz de espírito ou em busca de bens materiais ainda não alcançados.

Vivemos presos a esse clichê que só é feliz aquele que consegue ser sucedido no trabalho, no lado espiritual, no amor e em tudo que resolve fazer.

Temos que abrir a cabeça e ver a felicidade como conseqüência de nossos atos. O que queremos afinal? Amor? Então vamos amar..

Queremos perdão? Vamos perdoar.

Queremos dinheiro? Vamos faze-lo ..

Queremos felicidade? Vamos fazer os outros felizes..

Quem sabe não seja esse o segredo, propagar a felicidade, trazer sempre um sorriso para alguém.

Já ouvimos diversas vezes.. Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!!

0 comentários: