Pages

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A famosa sanfona..

O post hoje é "motivacional", em outubro de 2011 eu me encontrava como na foto abaixo com 66kg, quase 67 e um percentual de gordura por volta dos 32%.

Na perda dos primeiros 6 ou 7kg eu não praticava nenhuma atividade física, não tinha uma dieta boa e passava vez ou outra fome, não foi a maneira certa de ter emagrecido e não aconselho de forma alguma, me sentia quase sempre cansada e colocava a desculpa na rotina do trabalho que na época não me ajudava. Eu entrava as 09:00 e saia às 18:00, tinha aula na faculdade a partir das 19:00. O efeito sanfona foi começando a surgir, porque claro não adiantava emagrecer rápido e ganhar tudo de novo. 
Quando eu estava por volta dos 60kg, ou seja, 6kg a menos que na foto, eu me matriculei em uma academia, fiz a 1ª avaliação física que me mostrou os 32% de gordura. E aí veio o susto e o segundo problema: cadê o tempo? 
Tive que deixar as desculpas de lado, "treinava" das 06 da manhã até às 08h, incluindo os sábados e domingos, larguei o Mc Donalds (comia uns 5 por semana), cortei os doces e a batata frita, nos finais de semana me dava um "luxo" de comer tudo que gostava, uma coisa importante parei de comer na rua e a NOITE. 
Eu continuei emagrecendo, sem parar, em 4 meses cheguei aos 19% de gordura e por volta dos 57kg. Vou confessar, chegou o final de 2012 e eu meio que cansei de tanto esforço e larguei a academia e continuei só na dieta, ou talvez tenha até começado a comer menos, não sei ao certo o que aconteceu. Mas cheguei aos 52kg, eu fiquei realmente MUITO magra, devo ter ficado com uns 16% de gordura, vai saber. Eu estava só pele e osso e nem um pouco saudável (como na foto abaixo), os braços tão finos que pareciam que iam quebrar.

Eu já vinha com a ideia de voltar de vez com a academia e dieta, mas em fevereiro desse ano comecei a trabalhar no interior, e vocês imaginam que a alimentação ficou nenhum pouco saudável, levava biscoitos, refrigerante em TODAS as refeições do dia, carboidratos aos montes e me vi engordando novamente, engordei cerca de 4kg e cheguei aos 56kg novamente, não vou dizer que foi ruim porque minha magreza realmente estava me incomodando, e esse era um peso bom. Mas era um peso mal dividido, sem definição, sem postura, era aquela coisa "mal talhada". Resolvi mais uma vez voltar às atividades físicas em julho deste ano, passei 1 mês fazendo caminhadas (até na BR do interior rs) e mudei completamente minha alimentação, fui e continuo lendo muito na internet sobre os alimentos, a internet é um grande aliado nesse momento, querendo ou não tem existem mil maneiras da pessoa se motivar e saber mais.
Em agosto me matriculei em uma academia (mais uma vez!!), larguei os enlatados, frituras, comecei a comer 6 vezes ao dia e de forma saudável, bebendo bastante água. Enfim, tudo o que a gente lê por aí e que a maioria dos nutricionistas dizem é verdade, só que cada pessoa com o seu metabolismo e o seu tempo.
Vinha fazendo tudo certinho, mas meu peso ia aumentando, é preciso que eu diga por mais que todo mundo já tenha dito: ESQUEÇAM A BALANÇA, o peso é real, mas não é só isso que importa e em uma fase de definição ela é a pior inimiga que você pode ter. As minhas medidas (pernas em geral) iam aumentando mas eu continuava no 36, ainda bem.
E é aí a necessidade das fotos, eu não sei se todo mundo tira mensalmente, mas é uma pratica mais do que valida e motiva muito a pessoa a continuar. A foto de agosto quando voltei a rotina de atividades e dieta, eu estava com 57kg, na última foto eu estou com 59,20kg. Vocês percebem como os kgs não significam quase nada? A mudança é visível, a definição é aparente e o bem estar nem se fala! 
Fiz a ultima avaliação física agora em outubro, e o meu IMC é de 22%. Meu peso magro atual é de 45,55kg (peso ósseo, residual/visceral,peso muscular), meu peso gordo é de 13,65kg. Meu objetivo atual continua sendo a definição e a diminuição desse percentual de gordura, pretendo perder 4kg de peso gordo. E aí que começa a dificuldade de perder peso e manter meu peso magro. 
Caso interesse, faço musculação 5x por semana, 3 dias de Aeróbico em Jejum por 35 min, nos dias do AEJ eu malho em horários diferentes, faço pilates 2x por semana e a postura tem agradecido enormemente sem contar meus ligamentos encurtados. 
Minha alimentação mudou completamente, o suco verde toda manhã, tento consumir mais carboidratos nos horários matinais, cereais (aveia, granola, chia) todos os dias, me alimento 6x por dia e continuo bebendo bastante água.
 Eu não tenho acompanhamento de um nutricionista , acho que acabo lendo muito e não desmerecendo os mesmos, as minhas pesquisas tem dado resultados. Dependendo dos resultados desse mês, talvez eu resolva ter um acompanhamento. Ainda assim, a alimentação é muito mais da metade dos resultados que venho obtendo, eu gosto dos treinos, mas não vou mentir ODEIO essa parte da alimentação. 
Tenho a cabeça de gordinha, sempre gostei de tudo que engorda, por isso mesmo continuo mantendo o dia do lixo, que agora já consegui diminuir para uma refeição do lixo e parece que todo esforço que faço nos outros dias são recompensados. 
Tento ao máximo não sair da dieta, porque tenho um sentimento de culpa terrível. É preciso citar uma coisa muito importante, meu consumo de bebida alcoólica nos últimos 3 meses se tornou quase nada, e não posso mentir que eu bebia todo final de semana. Ainda bem, que essa parte não tem me feito tanta falta, mas a bebida influencia muito na retenção, sem contar no desempenho nos dias seguintes. 
Esse post foi escrito porque muita gente me pergunta como eu emagreci, o que tenho feito e quase nunca tenho tempo de falar tudo isso. Esse blog sempre foi algo muito pessoal, muitos textos que relatam o que tenho sentindo e etc., quem sabe eu continue postando sobre a dieta.