Pages

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sozinho..

Vamos dar uma olhada para o significado de sozinho no dicionário:

  1. Desgraçadamente só.2. Desacompanhado de outrem.3. Desacompanhado de certa(s) pessoa(s) em cuja companhia se deveria.

Estava imaginando sobre solidão, e como esse fenômeno se globalizou junto com a internet, a queda do muro de Berlim ou a entrada da Netscape na bolsa de valores.

Ou até mesmo como existem poesias, livros, filmes, musicas.. cita-se a do Caetano com o mesmo titulo do texto: “Porque você me deixa tão solto? Porque você não cola em mim? Tô me sentindo muito sozinho, não sou nem quero ser o seu dono, é que um carinho às vezes cai bem...” ou “Porque você me esquece e some? E se eu me interessar por alguém?”

Incrível como a procura por outra alma esteja em um ponto desesperador, eu vejo as pessoas na rua, eu vejo as novelas, eu vejo os filmes, eu vejo a vida e eu me vejo.

Me vejo em uma solidão diferente, a minha procura por outrem não é por outra alma caridosa, sempre me virei muito bem sozinha (Que mentira!!) e diga-se de passagem nunca fui de dar muito valor ao ser humano, o meu amor-próprio sempre completou minha vida de uma forma bem especial. Só minha!

Não tenho uma solidão absoluta, mas sim relativa, não sou sozinha de pessoas, tenho todos os componentes, para um circulo pessoal agradável.

Sou sozinha de ideologias, partido político, time de futebol e cor preferida.

Afinal, o dicionário disse: Desacompanhado de outrem, sei que outrem significa outras pessoas, mas isso é interpretação, eu interpreto dessa maneira. O outrem pode ser a solidão de pensamentos ou a solidão de conhecimento, informação. Solidão se estende para além das relações pessoais, ultrapassou a barreira do amor platônico e da solteirice cafona.

Mas eu não vim pra falar até que ponto eu sou sozinha, mesmo que tudo que eu escreva seja reflexo de momentos meus.

Eu queria mesmo era colocar em limpo e as claras um pensamento que tive na noite passada, e que é contraditório ao texto postado anteriormente nesse Blog.

No meu pensamento, ainda em fase de amadurecimento, eu tenho certeza que muitas pessoas no mundo, morreram sozinhas.

Sozinhas porque vivem uma vida incompleta, sem tantas emoções e cheia de repulsa, porque são pessoas desagradáveis e fúteis.

Nós temos quase 6,5 milhões de habitantes, não vai dar pra todo mundo ter um amor de verão ou que todos os brasileiros consigam encontrar seu amor no carnaval!!

Eu sei que é um pensamento lógico, mas pensa bem, é desesperador, saber que nem todos os nossos “irmãos” poderão viver um momento especial em suas vidas.

Ou que muitos deles, além disso, não tem direito a educação e nem fazem parte do processo da globalização, e são duas vezes só.

Mas o pior de todos eles, é aquele que é sozinho, mas não sabe.

Sim, meus queridos, certas pessoas não conhecem a solidão, mesmo não tendo ninguém, nada e nem alguma coisa. São pessoas que vivem, talvez, em uma fase profissional tão satisfatória (ou o contrário) que esqueceram os outros, a vida, a paz ou até mesmo o AMOR!

O amor que nada mais é que Deus, pois Deus é um nome posto por nós homens, afinal Allah é Deus, único e misericordioso.

Nós deveríamos chamá-lo só de amor, e tenho certeza que com isso nós não seriamos sozinhos, afinal teríamos a maior companhia do mundo, que supri qualquer falta de conhecimento, de solidão, de carinho, de carne, de pele, de cheiro.

Seriamos homens completos, o amor tudo constrói ele iria construir em nós uma vida plena. Amor sem construção é só uma palavra, uma palavra sozinha, sem sentindo. Perceberam até que ponto a solidão chega? Ela afeta as palavras, e os atos.

Pensamentos sem atos, são só pensamentos. Pensamentos com ação, são construção. É poder ampliar para além do nosso mundo.

Deus é amor, amor é Deus. Não é preciso ser cristão, espírita, macumbeiro ou ateu, a formula é tão simples que se torna ridícula. Essa força superior que nos faz viver, essa fé incontestável que muitos apresentam, nada mais é que amor, amor em suas variáveis vertentes.

Amor pelo pai, amor pela mãe, amor pelo homem ou pela mulher, amor pelo São Paulo, amor por Direito, amor por Justiça, AMOR PELO BEM.

Amor é a ampliação do bem, é agir para o bem e construir para além e que dessa forma talvez um dia, nós viveremos em mundo onde a palavra solidão não se encontrará no dicionário.

Infelizmente, nem todos no nosso mundo, pelo menos não nessa época, amaram cegamente.

Eu falo de amor puro, sem intenções, é o simples fato de amar o próximo como a si mesmo.

A partir do momento em que conseguirmos plasmar o amor que temos por nós, e o cuidado que temos com a nossa vida, aí conseguiremos uma vida terrestre completa, a chegada ao plano espiritual será muito mais doce e amorosa. Mas enquanto isso, minha tese continua até a chegada de uma nova era (talvez ela exista!), muito de nós morrerá sozinho, desgraçadamente só. E enquanto eu não conseguir colocar meu pensamento em prática, continuo no mesmo caminho..

Então meu queridos, vamos fazer uma só coisa na vida...

A M A R , simplesmente.

Paoula Braid


Ninguém merece ser sozinho ...

O seu coração sabe disso, porque certamente já experimentou o amargo sabor da solidão. É no encontro com o outro que o eu se afirma e se constrói existencialmente. O outro é o espelho onde o eu se solidifica, se preenche, se encontra e se fortalece para ser o que é. O processo contrário também é verdadeiro, pois nem sempre as pessoas se encontram a partir desta responsabilidade que deveria perpassar as relações humanas.

Você, em sua pouca idade, vive um dos momentos mais belos da vida. Você está experimentando o ponto alto dos relacionamentos humanos, porque a juventude nos possibilita ensaiar o futuro no exercício do presente. Já me explico. Tudo o que você vive hoje será muito importante e determinante para a sua forma de ser amanhã.

Neste momento da vida, você tem a possibilidade de estabelecer vínculos muito diversificados. Família, amigos, grupos de objetivos diversos, namorados e namoradas. Principalmente esses últimos, que não são poucos. Namora-se muito nos dias de hoje, porque as relações humanas estão cada vez mais instáveis e, por isso, menos duradouras. Parece que o amor eterno está em crise.

Que o seu amor não seja único!

Quando paramos para pensar um pouco, chegamos à conclusão de que o problema está justamente na forma como estabelecemos os nossos relacionamentos.

O grande problema é que geralmente investimos todas as nossas cartas naquela pessoa nova que chegou. Ela passa a centralizar a nossa vida, consumindo nosso tempo, nossos afetos, nossos pensamentos e nossas energias. Tudo passa a convergir para ela e, com isso, vamos reduzindo o nosso círculo de relações. O outro vai tomando tanto nossa atenção que, aos poucos, até mesmo a família vai sendo esquecida.

Porém, quando esquecemos de cultivar estes vínculos que até então faziam parte de nós, vamos criando lacunas afetivas dentro do nosso coração. É nesse momento que a confusão acontece, pois todas as necessidades começam a ser preenchidas pela pessoa enamorada.

Com o passar do tempo, ela começa a carregar um fardo muito pesado, pois passou a exercer a função de pai, mãe, irmão e amigo, quando na verdade ela é apenas um namorado, ou namorada.

Cada forma de amor no seu lugar!

Essa relação começará ser muito pesada para ambos. Será fortemente marcada pela dependência, pelas cobranças e pelo ciúme. Ambos passam a viver uma insegurança muito grande, pois nunca sabem ao certo o papel que exercem na vida um do outro. O amor deixa de ser amor e passa a ser sentimento de posse, como se o outro fosse uma propriedade adquirida, pronta para atender todos nossos desejos.

Quando o coração humano identifica esse sentimento de posse, ele tende a se esconder de si mesmo e, conseqüentemente, dos outros. Teme que alguém venha quebrar o encanto, mostrando que não existe nenhuma história de amor e que ambos viraram sapos. E, o pior, acorrentados.

Mas a mudança é sempre possível. Só é preciso que sejamos honestos. Se por acaso você se identificou com esta possessiva e conturbada forma de amar, vale à pena buscar uma ajuda. Comece a canalizar melhor os seus afetos. Não os direcione a uma única pessoa. Tenha amigos, cultive-os. Redescubra sua casa, seus pais, seus irmãos, mesmo que existam problemas entre vocês.

Deixe aflorar os afetos que ficaram adormecidos dentro de você. Não coloque sobre a pessoa que você diz amar a responsabilidade de ser o centro do seu mundo, nem se sinta deixado de lado o dia em que ela disser que não vai lhe ver, porque precisa ficar com a família. É que existem momentos que o colo da mãe é muito mais necessário do que o seu.

É duro de ouvir isso? Pois é, muito mais duro é não compreender!

Padre Fábio de Melo SCJ

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Regressão da Memória

"Se fomos trazidos à Terra para esquecer o nosso passado, valorizar o presente e preparar em nosso benefício o futuro melhor, por que provocar a regressão da memória do que fomos ou fizemos, simplesmente por questões de curiosidade vazia, ou buscar aqueles que foram nossos companheiros, a fim de regressar aos desequilíbrios que hoje resgatamos?
A nossa própria existência atual nos apresentará as tarefas e provas que, em si, são a recapitulação de nosso passado em nossas diversas vidas, ou mesmo somente de nossa passagem última na Terra, fixada no mundo físico, curso de regeneração em que estamos integrados nas chamadas provações de cada dia. Por que efetuar a regressão da memória, unicamente para chorar a lembrança dos pretéritos episódios infelizes, ou exibirmos grandeza ilusória em situações que, por simples desejo de leviana retomada de acontecimentos, fomos protagonistas, se já sabemos, especialmente com Allan Kardec, que estamos eliminando gradativamente as nossas imperfeições naturais ou apagando o brilho falso de tantos descaminhos que apenas induzirão a error que não mais desejamos repetir? Sejamos sinceros e lancemos um olhar para nossas tendências."
Emmanuel.